DESCOBERTA DE UMA LÍNGUA QUE NÃO SE OUVE
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Resumo
Esta pesquisa parte da necessidade de se resgatar o direito de acessibilidade humana às diferentes formas de interação social. Evoca um documento da década de 1880, após o Congresso de Milão, com a suspensão da Língua de Sinais, deixando um efeito danoso para os surdos, durante 75 anos. Mas, nos últimos anos houve o retorno da Língua Brasileira de Sinais e, com isso, o redescobrimento dos aspectos culturais da surdez. Por isso, o projeto tem como objetivo mostrar para 20 alunos ouvintes, atendidos no nível fundamental, do C.E.M. Prof. Geyner Rodrigues, de Votuporanga\ SP, a descoberta desta língua, impulsionando os estudantes para além dos limites de seu próprio mundo. Descreve, metodologicamente, um direcionamento interdisciplinar, proposto pelo programa PIBID, que visa ensinar LIBRAS, de uma forma lúdica, incentivando a aprendizagem e interação. Promove apresentações e orientações com pessoas surdas, proporcionando a interação e a convivência equânimes, demonstrando aos alunos ouvintes a potencialidade dos surdos. Nesta inclusão educacional, contribui-se para a eliminação de preconceitos e da discriminação social. Observa-se que, no desenvolvimento do projeto, os alunos tinham uma visão de mundo muito fechada, em relação às pessoas com necessidades especiais, principalmente, com pessoas que usam outra forma de se comunicar e, de imediato, não se interessaram em conhecer uma outra realidade. Detecta-se que, no decorrer do projeto, os alunos descobriram uma língua muito interessante e que surpreendeu às suas expectativas, contribuindo para uma nova visão de mundo. Obtém- se, com a pesquisa-ação, a promoção da sensibilidade às necessidades de outras pessoas, de outras formas de interação e aprendizado do objeto estudado.
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Referências
SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.