NA INTERAÇÃO DAS BRINCADEIRAS, SE APRENDE A EDUCAR-SE

Conteúdo do artigo principal

Paula Tamires CASTILHIANO
Viviane Garcia CEZARETO
Heliana Christina SOAVE

Resumo

O tema desta pesquisa, com crianças de 4 anos de idade, no nível pré-escolar,  parte de um diagnóstico sobre as diversas dimensões do desenvolvimento e aprendizagem infantis, por meio de brinquedos e brincadeiras  espontâneas. Apresenta  um roteiro de observação e um relatório etnográfico, onde pretende-se  orientar  o período preparatório, antes das atividades  e, oportunizar  às crianças um conhecimento do espaço, tempo,  atividade,  experimento  da curiosidade, interagir com novas pessoas , novos ambientes e novas rotinas. Organiza, com este jeito criativo e divertido, observar e intervir nos modos diferentes aos da escola.  Atende, em média 20 crianças da CEMEI José Modesto, Votuporanga SP, no Laboratório Didático Pedagógico, da Unifev, desfrutando do espaço da Brinquedoteca. Descreve os procedimentos metodológicos como requisito para o programa PIBID \ Capes, no convênio com a Unifev, desenvolvendo-se nas atividades orientadas de jogos educativos, desenhos, teatro com fantoches, músicas, vídeos de desenhos infantis e brinquedos. Tem como objetivo principal, proporcionar às crianças, um contato com a realidade dessas crianças em uma diversidade de meios e atividades, visando a expressão de suas criatividades, psicomotricidades, das suas percepções e concentrações, também, com as manifestações de condutas e atitudes sociais. Promove uma experiência diferenciada, com uma infraestrutura otimizada  que, tanto para os bolsistas  participantes desta nova forma de educar--se, como para as crianças, trouxeram resultados positivos e progressivos ao desenvolvimento  e  aprendizagens  infantis.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998, vol.1 2 e 3.