PROJETO ERA UMA VEZ...

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Aline Cristina CANDIDO
Nayara Caris PERINELLI
Heliana Christina SOAVE

Resumo

Este trabalho de pesquisa analisa os resultados das atividades de contações de histórias infantis às crianças, como estímulos ao prazer pela leitura, promovendo a apreciação de histórias, compreensão de seu contexto, na diversidade dos conhecimentos. Aborda, por meio de leituras e atividades, o incentivo à imaginação e à criatividade, com 17 crianças de cinco anos, em seis horas semanais, do 1º semestre de 2014, na Pré-escola, da CEMEI Prof.  Elza Maria de Souza Fava Figueira, em Votuporanga-SP, como orientações do programa: PIBID\Capes. Descreve, metodologicamente, atividades integradas a cada história contada, com um texto e um tema trabalhados, por meio de diferentes atividades e, de modo lúdico. Complementa, com rodas de conversas, as dramatizações e conversas dirigidas. Focaliza, com as contações de histórias, a percepção de que os livros trazem informações e conhecimentos, proporcionando à criança o desenvolvimento cognitivo, a cultura, a interpretação do mundo que a cerca, na interação com o mundo literário.  Impacta áreas de conhecimentos diversos, contidos neste projeto e, no decorrer das atividades com os alunos, eles puderam desenvolver e estimular diversas habilidades, além da ampliação de conhecimentos, que refletiram no seu desenvolvimento, em sala de aula. Prioriza, especificamente, a escolha de histórias pertinentes à faixa etária e se justifica pela necessidade dos educadores reavivarem a arte de contar histórias, dentro do contexto escolar. Conduz as crianças a construírem seus próprios conhecimentos, tendo a história como um excelente recurso pedagógico.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Resolução nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. Fixa as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica.