SÍNDROME DE DOWN: UM CAMINHO A SER SEGUIDO PARA INCLUSÃO

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Aline Cristina CANDIDO
Laise Brandão Nogueira BORGES

Resumo

Esta pesquisa analisou material literário sobre síndrome de Down de fácil acesso aos alunos, pais e educadores. O objetivo da pesquisa é analisar material pertencente à literatura infantil e levantar aspectos que formam a base para o processo da inclusão educacional. O material escolhido foram os livros infantis da autora Claudia Werneck Sodré, que tem uma relação estreita o tema. Foi escolhida a coleção Meu amigo Down na qual a autora retrata os processos inclusivos e exclusivos em situações do cotidiano. Outros aspectos considerados foram: é específico sobre a inclusão de portadores de síndrome de Down, pertence à literatura infantil, mas é possível trabalhar com adultos e um dado relevante foi a autora no final de cada livro deixar um canal aberto via carta para o professor realizar críticas e sugestões. O levantamento dos livros ocorreu por meio de uma ficha e registrou os aspectos: autora, título, edição, editora, local, ano, formatação, diagramação e arte, divisão do material, personagens, resumo da história, organização lingüística e observações. Na análise do material foi observado que a autora mantém presente na sua narrativa três elementos que formam o eixo da inclusão: refere-se à aceitação da diferença, a convivência com a diversidade e a exclusão como um elemento ideologicamente constituído como aponta a literatura sobre inclusão. Conclui-se deste modo que o material é pertinente para o trabalho com as crianças tanto da educação infantil como da educação fundamental, séries iniciais. Ele pode também ser utilizado com os pais e professores como um material de abertura de trabalho.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?

ed. São Paulo: Moderna, 2006.

VOIVODIC, Maria Antonieta M. A. Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. 7. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.