AS CORES DO MEU MUNDO

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Barreto CUNHA
Daniela Bueno MEDEIROS
Heliana Christina SOAVE

Resumo

O tema desenvolvido: As cores do meu mundo, com 15 crianças de 02 a 03 anos, em 6 horas semanais, no C.E.M.E.I. Elza Maria Souza Fava Figueira, Votuporanga SP. Focaliza a abordagem transdisciplinar dos conhecimentos e prioriza como objetivos, a ampliação da Arte na Educação Infantil. Envolve as diferenças e semelhanças com as cores, propõe situações de aprendizagens curiosas, lúdicas e criativas, que despertam o lado expressivo de cada aprendiz e das bolsistas PIBID\Capes. Tem como descrição metodológica, uma nova forma de ver a educação plástica, para favorecer e incentivar o entendimento pelas cores. Estimula a criação, a autonomia, a independência e a forma de vislumbrar o mundo, desenvolvendo a capacidade cognitiva, entre outras competências. Aborda a interação dos grupos e a criatividade, de forma que todas as atividades são debatidas, evidenciando a plena participação de todos os envolvidos. Por meio de sua prática, desenvolve-se uma área de conhecimentos, além do específico, obtendo, cognitivamente, um conhecimento amplo, voltado para o que as crianças vivenciam em seu dia-a-dia, adquirindo a melhor assimilação, de forma lúdica. Contribui na formação pedagógica das bolsistas, despertando a busca do conhecimento de como trabalhar as Cores na Educação Infantil. No uso dessas práticas, vários efeitos positivos são gerados, pois ocorre uma modificação na maneira de expressar e orientar uma criança sobre as cores. É, então, que o objetivo de mediar esse novo conteúdo, contempla uma mudança nos olhares e ações, em relação ao campo de atuação das bolsistas, licenciandas do Curso de Pedagogia Unifev.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento.8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.