LEITURA, LITERATURA E ESCRITA: CONHECENDO O MUNDO DE DOM QUIXOTE

Conteúdo do artigo principal

Thaíse Gonçalves DIAS
Jaqueline OLIVEIRA
Karina OLIVEIRA

Resumo

Este projeto pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudo de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado em uma turma de nível intermediário, que pertence ao primeiro estágio do terceiro ano da turma de espanhol, com 15 alunos, cujo objetivo principal foi o de apresentar aos alunos uma das principais obras literárias escritas em Língua Espanhola, e um dos mais importantes clássicos universais de todos os tempos: Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Em um primeiro momento, foi apresentado aos alunos o contexto histórico da época em que o livro foi produzido, junto com a história do autor, e uma análise detalhada da obra. Em um segundo momento, eles conheceram alguns dos trechos mais relevantes da história e  cenas de versões cinematográficas em que aparecem as personagens Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Na sequência, os alunos assistiram a um documentário sobre o livro, produzido por um famoso canal de televisão espanhol, no qual vários escritores renomados, como José Saramago e Mário Vargas Llosa, analisam e confirmam a grandiosidade e contribuição do texto de Cervantes para a literatura mundial. Para finalizar o projeto, os alunos foram instigados a escrever um jornal, em espanhol, em que criassem notícias sobre as principais façanhas de Dom Quixote. A partir desse trabalho, os discentes puderam praticar as quatro habilidades no idioma em questão – ler, ouvir, falar e escrever - e ainda entrar em contato com a produção de textos jornalísticos, ampliando ainda mais seus conhecimentos sobre tal gênero.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS