DROGAS NAS ESCOLAS: CONHECER É PREVENIR

Conteúdo do artigo principal

Gabriella Marçal LIMA
Josivelto Correia BARBOSA
Marisa Maurício CARRASCO-DIONISIO

Resumo

As drogas atraem, cada vez mais, um grande número de adolescentes em função de diversos fatores como: curiosidade, frustração, tédio, timidez, problemas familiares, sociais e financeiros. Fatores internos e externos concorrem para práticas de uso de drogas, levando os jovens e adolescentes a escolherem cada vez mais uma solução química para aquilo que não são capazes de resolver. Esse projeto teve como objetivo principal conscientizar jovens e adolescentes sobre a prevenção às drogas enfatizando suas consequências. A viabilização do projeto foi decorrente da necessidade de se trabalhar o tema na escola, pois esse assunto faz parte do cotidiano de muitos alunos. Foram realizadas palestras sobre a experiência do uso de drogas por ex-dependentes químicos com posterior discussão pelos alunos. Em uma segunda etapa, os alunos escreverão textos sobre as palestras ouvidas. Os palestrantes que participaram do projeto são pessoas da própria comunidade que já estiveram envolvidos direta e indiretamente com as drogas. A integração possibilitou o esclarecimento das dúvidas e o incentivo à reflexão sobre os malefícios do uso da droga. O projeto teve uma repercussão positiva e desencadeou ações de mobilização de outros alunos, as quais foram importantes para elucidar os pensamentos dos mesmos, bem como ajudá-los a lidar melhor com todos os problemas e dilemas vivenciados na adolescência.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília; MEC/SEF, 1997.146p.

FREITAS, L.A.P. Adolescência, família e drogas: a função paterna e a questão dos limites. Rio de Janeiro: Mauad, 2002. 103p.