“BODAS DE SANGUE: 50 ANOS DO GOLPE DE 1964”: FESTIVAL DA CANÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O golpe militar de março de 1964 implantou a ditadura no Brasil. A justificativa para o golpe militar foi a detenção da "ameaça comunista" que, segundo os militares, pairava sobre o Brasil. Várias foram as formas de resistência contra a ditadura militar, dentre as quais a música que, no decorrer dos 21 anos de ditadura no Brasil promoveu formas de denunciar os desmandos e a perda da liberdade no Brasil, burlando a repressão. Promover a discussão sobre a Ditadura Militar no Brasil, as práticas de tortura e repressão e os movimentos de protesto, principalmente os festivais musicais. Baseado no vídeo “Bodas de Sangue: 50 anos do Golpe de 1964”, criou-se esse projeto com a finalidade de apresentar aos alunos o contexto histórico da época. Foram realizadas pesquisas e análises sobre a censura e sobre as canções feitas por artistas, cuja produção confrontavam o período ditatorial. Os alunos se inscreveram em categorias diferentes, para interpretarem músicas de protestos relacionados à época. Eles foram orientados pelos bolsistas do PIBID e professores da escola. O projeto promoveu um enriquecimento cultural nos alunos, que fizeram reflexões sobre os 50 anos do Golpe Militar e os efeitos que a Ditadura Militar deixou na política e na cultura. Houve uma ótima participação dos alunos. A comunidade também participou do evento, fazendo com que o projeto ultrapassasse os limites da escola e levasse conhecimento sobre a história desse país a várias pessoas.
Detalhes do artigo
Referências
GASPARETO JÚNIOR, A. O Golpe Militar de 64. História Brasileira. Com, 2010. Disponível em http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/o-golpe-militar-de-1964/
BATISTA, A. B. et al. Bodas de Sangue: 50 anos do Golpe de 1964 – História, Cultura e Música Popular no Brasil – Vídeo – UNIOESTE, 2014.