A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA

Conteúdo do artigo principal

Andressa Marcela de Matos RAMOS
Clara Cristina Nates LIMA
Alessandra Carla COMAR
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

Ao longo dos anos ocorreram profundas modificações na organização da sociedade que, em um curto espaço de tempo, alteraram o modo de vida dos seres humanos e suas relações com a comunicação, meios de trabalho e o desenvolvimento de novas habilidades. Neste sentido a escola, base das relações humanas, sofre influências diretas de tais transformações. Considerando que o município de Votuporanga desenvolve ações de inserção de tecnologias no âmbito escolar, temos como objetivo identificar quais dificuldades são encontradas na incorporação de recursos tecnológicos digitais à prática docente aplicada entre 1º à 3ºs anos do Ensino Fundamental. O trabalho foi dividido em duas partes, sendo: análise sistemática de pressupostos teóricos efetivada por meio de revisão bibliográfica e, pesquisa de abordagem mista com o emprego de análise dos dados obtidos por meio de questionário estruturado e entrevista padronizada. Os resultados demonstram que o investimento em recursos de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem agregado melhoras significativas no conteúdo das aulas, na motivação e no interesse dos educandos, tornando-os participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem. As principais problemáticas relatadas contemplam suporte técnico insuficiente e baixa qualidade no acesso à internet. Por meio deste trabalho, constata-se que o uso das TICs vem de encontro às necessidades dos educandos na contemporaneidade, integrantes da geração Z, que nasceram em meio às novas tecnologias tendo como motivadores professores nascidos nas gerações X e Y. Neste sentido, vemos um universo escolar que abrange indivíduos imigrantes e nativos digitais em um mesmo contexto, interagindo e compartilhando um propósito em comum, a construção do conhecimento.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FAVA, R. Educação 3.0 – 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência – O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

MORAN, J.M.; Behrens, M.A.; Masetto, M.T. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 8ª Ed., 2004.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. NCB University Press, Vol. 9 No.5, Oct. 2001. Disponível em <https://docs.google.com/document/d/1XXfbstv PZIT6Bidw03JSsMmdDknwjNcTYm7j1a0noxY>. Acessado em 17 mai 2014.