A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao longo dos anos ocorreram profundas modificações na organização da sociedade que, em um curto espaço de tempo, alteraram o modo de vida dos seres humanos e suas relações com a comunicação, meios de trabalho e o desenvolvimento de novas habilidades. Neste sentido a escola, base das relações humanas, sofre influências diretas de tais transformações. Considerando que o município de Votuporanga desenvolve ações de inserção de tecnologias no âmbito escolar, temos como objetivo identificar quais dificuldades são encontradas na incorporação de recursos tecnológicos digitais à prática docente aplicada entre 1º à 3ºs anos do Ensino Fundamental. O trabalho foi dividido em duas partes, sendo: análise sistemática de pressupostos teóricos efetivada por meio de revisão bibliográfica e, pesquisa de abordagem mista com o emprego de análise dos dados obtidos por meio de questionário estruturado e entrevista padronizada. Os resultados demonstram que o investimento em recursos de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem agregado melhoras significativas no conteúdo das aulas, na motivação e no interesse dos educandos, tornando-os participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem. As principais problemáticas relatadas contemplam suporte técnico insuficiente e baixa qualidade no acesso à internet. Por meio deste trabalho, constata-se que o uso das TICs vem de encontro às necessidades dos educandos na contemporaneidade, integrantes da geração Z, que nasceram em meio às novas tecnologias tendo como motivadores professores nascidos nas gerações X e Y. Neste sentido, vemos um universo escolar que abrange indivíduos imigrantes e nativos digitais em um mesmo contexto, interagindo e compartilhando um propósito em comum, a construção do conhecimento.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Referências
FAVA, R. Educação 3.0 – 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência – O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
MORAN, J.M.; Behrens, M.A.; Masetto, M.T. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 8ª Ed., 2004.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. NCB University Press, Vol. 9 No.5, Oct. 2001. Disponível em <https://docs.google.com/document/d/1XXfbstv PZIT6Bidw03JSsMmdDknwjNcTYm7j1a0noxY>. Acessado em 17 mai 2014.