PNAIC- ALAFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMEMTO

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Luciana Flávio Das Neves TERAMOTO
João Ricardo Araújo dos SANTOS
Laise Brandão Nogueira BORGES

Resumo

O processo de aquisição da linguagem escrita que compreende várias etapas, como letramento e alfabetização leva o sujeito à condição de escrevente e leitor, inserido na manifestação da linguagem escrita. Esta pesquisa analisou a aplicação do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que propõe uma alfabetização na perspectiva do letramento para a formação de cidadãos, e avaliar a aplicação dele dentro de uma rede municipal de ensino. O projeto foi avaliado pelo Comitê de Ética e Pesquisa CEP – FIPA – Faculdades Integradas “Padre Albino” e aprovado pelo parecer nº 540.231 de 10/02/2014. O material analisado foi obtido por meio de aplicação de questionário com perguntas fechadas sobre o perfil das escolas e sobre a aplicação do PNAIC a 14 professoras do ciclo de alfabetização, que participaram de formação continuada na proposta do PNAIC, na área de Língua Portuguesa em 2013. Em relação à quantidade de salas de cada ano há um equilíbrio, pois é preciso uma divisão de acordo com o espaço físico disponível. A maioria dos alunos é do período matutino. A maioria das salas tem mais de 25 alunos. Todas as entrevistadas declararam praticar um método híbrido e que as atividades do PNAIC são satisfatórias para alfabetização dos alunos. A maioria das professoras considera que as tarefas propostas pelo PNAIC auxiliam na formação profissional, que os objetivos dele serão alcançados plenamente e entende alfabetização e letramento como conceitos diferentes que ocorrem simultaneamente. Para elas no período de 1 até no máximo 3 anos será possível perceber a contribuição do PNAIC para a alfabetização dos alunos. Treze das entrevistadas declararam estar bem informadas quanto à alfabetização na perspectiva do letramento. Conclui-se com este trabalho que, a perspectiva é positiva em relação ao PNAIC, o qual tem se mostrado satisfatório no auxílio às práticas pedagógicas docentes deste ciclo.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS