HORTA SENSORIAL COLABORANDO COM A LEITURA CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

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Luciana Fávero da Silva PRETO
Marisa Mauricio CARRASCO-DIONÍSIO

Resumo

Introdução: Na escola E. E. Prof.ª Enny Tereza Longo Fracaro, parceira do Pibid/Interdisciplinar UNIFEV, juntamente com a sala de leitura desenvolveu-se  um projeto extra curricular para a Educação Básica  chamado Semana Literária, com objetivo de incentivar e agregar valores a leitura. Desenvolveu-se uma oficina que engloba conceitos de leitura, sustentabilidade, reciclagem e plantas. Foi criada uma horta sensorial para despertar o interesse dos alunos em usar os órgãos dos sentidos e despertá-los para responsabilidade ambiental, apoiando um projeto da escola de conscientização de lixo. Foram colocados termos científicos das sementes usadas para o plantio e forma de cultivo. Objetivo: Promover a leitura sobre educação ambiental, funções e forma de plantio das sementes e os benefícios que a reciclagem pode trazer a vida dos alunos. Metodologia: Foram utilizadas garrafas pet, terra vegetal, sementes, folhetos informativos sobre todas as espécies de sementes utilizadas e recursos visuais para que os alunos observassem e lessem quais sentidos estavam usando para realização deste projeto. Resultados e conclusão: Conseguiu-se a participação de um número expressivo de alunos do ensino fundamental e médio, que participaram de forma ativa tanto para reciclagem de garrafas quanto para leitura e questionamentos que surgiam durante todo o processo da construção da horta sensorial. Por meio de atividades lúdicas e práticas,  há incentivo e agregação de valores relacionados à leitura e preservação ambiental, introduzindo-se conceitos técnicos e científicos para no ensino, estimulando a integração melhor com o meio ambiente escolar e social.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS