ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: EN LA PASARELA DE LA MODA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudo de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo e localizada em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado com uma turma inicial, que pertence ao primeiro estágio do primeiro ano de espanhol, com 17 alunos. O objetivo principal da atividade foi o de instigar os alunos na atuação enquanto profissionais da moda, isto é, colocarem em prática o conhecimento adquirido sobre os conteúdos ministrados pelas bolsistas referentes a roupas e acessórios na língua espanhola. Desse modo, após a apresentação do conteúdo sobre vestuário, foram realizadas atividades práticas e lúdicas com jogos de tabuleiro. Na sequência, os alunos desenharam roupas para uma modelo, sendo uma boneca com os moldes da Barbie, que cada um recebeu e cujo produto final foi um croqui. Além disso, os estudantes assistiram ao filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom”, o que propiciou uma reflexão acerca do consumismo, pois eles conseguiram perceber a necessidade de o consumo ser consciente. O projeto apresenta ainda um viés social, uma vez que as bonecas estilizadas serão doadas a uma instituição de caridade, visando a reflexão sobre a importância da doação e de compartilhar com as pessoas menos favorecidas social e economicamente.