EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APRENDENDO COM A TERRA

Conteúdo do artigo principal

Juliana da COSTA
Letícia Cristina de Brito SOARES
Maria da Graça Martins RIBEIRO

Resumo

A pesquisa sobre Educação Ambiental se caracteriza por incorporar dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, no currículo do Ensino Fundamental, efetivando o convênio do programa PIBID\Capes- Unifev.  Esta abordagem educativa estimula a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, propondo estratégias democráticas de interação entre as culturas. Envolve, especificamente, o aprender com a terra e tem como objetivo promover a condição de sustentabilidade da relação natureza e sociedade, com 25 crianças de 6 a 10 anos, no CEM Prof. Geyner Rodrigues, em Votuporanga\ SP. Apresenta atividades fundamentadas em estudos das diversas necessidades de conhecimentos, nos procedimentos metodológicos, assumindo o papel educador, de aprender e ensinar, primordial ao processo de mudanças. Promove, ativamente, nas crianças a busca de soluções, como agentes transformadores e, no desenvolvimento de habilidades, de formação de atitudes e de uma conduta ética, integra-os ao exercício da cidadania. Busca coletar dados sobre o interesse e curiosidades apresentadas, por situações vivenciadas, assim, favorecendo um aperfeiçoamento pessoal e pedagógico, do cidadão local e global. Destaca as contribuições positivas que a horta vertical surtiu no ensino e aprendizado dos alunos, com os cuidados da flora e fauna, demonstrado pelas crianças. Desta forma, acrescentando resultados positivos à cooperação, tanto para os licenciados, como para os educandos, encaminhando às vivências de novas experiências, entre os alunos da Educação Básica e as bolsistas do PIBID. Estabelece um vínculo de socialização, construção e solidariedade, na relação de uns com os outros, atingindo assim, qualidade no processo de aprender e, consequentemente, na mudança de posturas em relação à aprendizagem ecológica. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS