FASHION AND MUSIC IN ENGLISH: AN ORAL PRACTICE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Devido a dificuldade que os professores de língua inglesa têm em trabalhar a oralidade com os alunos em sala de aula, o presente trabalho se justifica na tentativa de trabalhar com esta habilidade, bem como a cultura de alguns países que falam esta língua, buscando formas alternativas para inserir a prática da fala. As línguas existem pela necessidade comunicativa que o homem possui, e é um dos fatores que distiguem os povos. A fala e a escrita são importantes para a comunicação, porém uma não é superior a outra como ressaltam alguns autores (ALMEIDA FILHO, 2003; MARCUSCHI, 2001). Assim, é fundamental que os discentes aprendam não somente a modalidade escrita da língua, mas também a fala. O objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos conheçam e partilhem um pouco sobre os estilos de roupas usadas por cada grupo de acordo com seus gostos musicais e as origens dos gêneros musicais country, rock, hip-hop e pop. Os alunos seriam motivados a colocar em prática as frases que formulariam oralmente e, deste modo, seria promovida a interação com a sala. A proposta é que cada grupo escolhesse um dos gêneros musicais e fizesse uma pesquisa geral sobre as origens, estilos e vestimentas, bandas e músicas, a fim de apresentar, em inglês, cada peça de roupa que um dos integrantes vestia conforme o estilo do gênero. Para isso, passaríamos um modelo de estrutura que pudesse ser seguido, juntamente com vários slides contendo as imagens de peças e acessórios e a pronúncia de cada palavra. Além disso, o grupo deveria compartilhar com os outros uma música e tudo o que foi pesquisado.