CONTAÇÃO DE HISTORIA ATRAVÉS DE TEATRO: UM PROJETO DO PIBID INTERDISCIPLINAR UNIFEV

Conteúdo do artigo principal

Evilen Tatiane TEODORO
Leandro Pereira RIBEIRO
Danitielle Renesto POZETTI
Marisa Maurício CARRASCO-DIONÍSIO

Resumo

Introdução: A humanidade está vivendo um momento em que tudo se baseia em avanço tecnológico, as diversas formas de lazer dos adolescentes e crianças foram trocadas pelos computadores, celulares e vídeo-games. Infelizmente, a essência de contar histórias é parte do passado.  Os contos e as fábulas foram trocadas por jogos e redes sociais, reduzindo o estímulo à capacidade de imaginação das crianças (Abramovich, 2003). O desenvolvimento da  imaginação começa a partir do momento em que se diz “Era Uma Vez”. Essa frase levar o aluno a viajar através da imaginação, proporcionando vivenciar experiência de plebeu a príncipe. A Imaginação também poderá desenvolver o seu olhar crítico sobre situação vivenciada, fazendo com que o aluno enxergue o problema, o conflito, a situação engraçada ou não da história (Zilberman, 1985). Objetivo: Este projeto objetivou desenvolver nos alunos as habilidades de interpretação, memorização e apreensão das características dos contos e fábulas. Metodologia: Foram realizadas encenações das fábulas e contos, a partir da leitura dos mesmos em sala de aula, proporcionando a interação do aluno, que poderia participar de espontânea vontade, deixando livre para criar as características de seu personagem através de sua imaginação. O ambiente em que a história se passava também foi estudado  Resultados e discussão: Os alunos puderam conhecer contos e fábulas antigos, desenvolvendo suas habilidades de leitura e interpretação de textos, de criatividade e interação. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS