A IMPORTÂNCIA DO JOGO E DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM ESTUDO SOBRE A VISÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO NOROESTE PAULISTA

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Aparecida de Fátima PEREIRA
Edicléia Lopes GARCIA
Alessandra Carla COMAR
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

O presente estudo parte do pressuposto de que o brincar é um direito fundamental de todas as crianças, e por meio do jogo, das brincadeiras e do ato de brincar são fomentadas oportunidades básicas para o desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem na primeira infância, fundamentos essenciais para ação educativa formal. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi verificar qual a visão que profissionais de Educação Infantil empreendem sobre processos de ensino pautados sobre jogos e brincadeiras, analisando a importância fornecidas pelos educadores no desenvolvimento físico, cognitivo e intelectual da criança, dentro da educação lúdica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas cidades de Estrela d’Oeste e Parisi, interior do Estado de São Paulo. O questionário estruturado composto por sete questões de múltipla escolha foi aplicado entre os dias 07 e 20 de outubro de 2014 ao total de 23 professores de Educação Infantil. Diante das informações obtidas por meio de investigação verificou-se que o jogo, a brincadeira e o brincar são de suma importância na vida do ser humano por ser próprio dele mesmo e também para o desenvolvimento da criança como ser social e são valorizadas pelos profissionais inqueridos. Conclui-se que profissionais da educação devem estar sempre em busca do aprimoramento das ações educativas valorizando metodologias que englobem o ludicidade, contribuindo assim de maneira significativa para o desenvolvimento do ser humano.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS