SALA NOTA 10: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Conteúdo do artigo principal

Francielly Waiteman BARBOSA
Luana Carolina PORTO
Marisa Maurício CARRASCO-DIONÍSIO

Resumo

Introdução: O problema da indisciplina tem sido vivenciada nas escolas, apresentando-se como uma fonte de estresse nas relações interpessoais, particularmente quando associada a situações de conflito em sala de aula. No entanto, a indisciplina na escola tem algo a dizer sobre o ambiente escolar e sobre a própria necessidade de avanço pedagógico e institucional. Por este motivo, o projeto Sala nota 10 foi criado com a finalidade de sanar os problemas das relações interpessoais de modo geral, já que as turmas envolvidas apresentam várias carências, dentre elas a agressividade, o que contribui com indisciplina dentro do ambiente escolar. Várias questões que deveriam ser ensinadas pela família ficam a desejar, tais como higiene pessoal e educação no trato ao próximo. Objetivo: O projeto objetivou ensinar os alunos dos sextos anos a cuidar da higiene pessoal de forma adequada, melhorar a disciplina e postura dentro e fora da sala de aula, respeitar as regras, colegas, professores e funcionários da escola. Metodologia: No final de cada aula, cada professor preencheu uma ficha avaliando o desempenho da sala e a cada dois meses, a sala vencedora; que obteve as melhores notas foi premiada, de forma que seja um incentivo para as outras turmas mudarem o comportamento. Resultados e conclusão: Depois de quatro meses já se observou uma melhora significativa nos quesitos respeito entre colegas, professores e funcionários; aumento do rendimento escolar e respeito às regras. Ainda há quesitos a serem superados.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS