DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PUBLICA E GESTÃO PARTICIPATIVA

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Ramon Lombardi Teixeira NUNES

Resumo

O presente estudo busca lançar um breve olhar sobre os diversos momentos históricos do país analisando as mudanças ocorridas progressivamente no Estado Brasileiro, que levaram a constantes revisões nas políticas públicas para educação e influenciaram na democratização da gestão escolar. Na perspectiva do desenvolvimento do processo democrático, observa-se que os sistemas educacionais devem atuar na promoção da inclusão cidadã, garantindo os direitos ao desenvolvimento pessoal, social e o direito político de participação não somente na construção e manutenção do ordenamento social, mas também nas mudanças, quando se fizerem necessárias. Para que a cidadania participativa da população se torne resistente aos modelos conservadores, ela deve ser instrumentalizada científica e culturalmente com valores, crenças e princípios democráticos que fortaleçam, consolidem as conquistas alcançadas e inspirem novos avanços, considerando que o aprofundamento do processo de democratização da escola e do país deve privilegiar aspectos fundamentais de liberdade e autonomia.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS