PROPOSTA DE JOGO PEDAGÓGICO “BINGO INTERDISCIPLINAR “COMO ATIVIDADE LÚDICA DO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR/UNIFEV

Conteúdo do artigo principal

Ronieli de Oliveira Silva FERREIRA
Marisa Maurício CARRASCO-DIONÍSIO

Resumo

Introdução: O jogo pedagógico é uma ferramenta de aprendizagem de grande importância para os educadores, uma vez que está intrinsicamente associado ao desenvolvimento do ser humano sob os aspectos cognitivo, social, afetivo e cultural (MELO; VALE, 2005). Segundo Piaget (2005), a atividade lúdica está ligada às atividades intelectuais da criança, contribuindo para enriquecer seu desenvolvimento intelectual. Objetivos: Propor a utilização do jogo pedagógico “Bingo Interdisciplinar” como proposta de atividade lúdica, com a finalidade de trabalhar conceitos e conteúdos desenvolvidos nas diversas disciplinas da Educação Básica de forma contextualizada. Metodologia: Serão elaboradas cartelas de bingo, cujas casas serão constituídas por figuras,  palavras e números que são respostas de questões envolvendo temas desenvolvidos no ensino fundamental: ciências, matemática, português, educação física e  geografia. propostas em fichas. Cada cartela terá 15 casas preenchidas com as respostas das questões.  As questões serão anunciadas. Se o aluno encontrar a resposta em sua cartela, poderá marcá-la. O aluno que preencher primeiro e corretamente toda a cartela ganha o jogo. O jogo “Bingo Interdisciplinar” será aplicado aos alunos da Escola Estadual Enny Tereza Longo Fracaro, vinculada ao subprojeto Pibid Interdisciplinar da Unifev. Resultados e Conclusão: Este artigo apresentou uma proposta do de um jogo educativo envolvendo questões interdisciplinares. Espera-se que, ao ser aplicado, o jogo possa contribuir, de forma expressiva, para a melhoria da aprendizagem, da sociabilidade e da compreensão da interação entre os diversos conteúdos desenvolvidos na  Educação Básica  dos alunos que participarem deste projeto. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS