CORPOMÍDIA: MANIFESTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA COMUNICAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Nathália Cristina BRUNINI
Maria Júlia Barbieri EICHEMBERG

Resumo

O trabalho teve como objetivo propor reflexões acerca do corpo enquanto mídia de si mesmo (corpomídia) – e discutir as suas diferentes manifestações de comunicação no contemporâneo. Os estudos propostos giraram em torno de um corpo que vai além de um simples veiculador de informações. No artigo, ele (o corpo) foi apresentado como produtor de mensagens e não um meio por onde a informação simplesmente passa. Para essa discussão, foi necessário entender o corpo como produtor de mensagem e processador de laços comunicativos, partindo do pressuposto de que a evolução tecnológica provoca nele mudanças significativas e repensa suas interações com o indivíduo. Essa evolução estabeleceu novos patamares e configurações para o corpo que está em constante mutação. Como estratégia metodológica se propôs a classificá-lo em três categorias: o corpo ampliado, analisando o trabalho do estilista Hussein Chalayan, que interage moda e tecnologia; o corpo híbrido (simbiose entre homem e máquina) investigando as criações do artista Stelarc e o corpo afetivo, com base na obra da performer Marina Abramovic, que vê no corpo o seu próprio objeto de arte e testa os seus limites e possibilidades. A ideia do corpomídia atravessa e permite todas essas manifestações, mas preserva em si a capacidade de criar informação nova e, portanto, de comunicar.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS