LÍNGUA ESPANHOLA: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudo de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado com uma turma inicial, com 17 alunos, cujo objetivo foi tanto o de ensinar o gênero textual fábula, por meio do filme O Labirinto do Fauno (2003) quanto o de propiciar interesse ao trabalhar questões reflexivas sobre a produção mexicana, além de retratar aspectos culturais da época. Os bolsistas expuseram curiosidades sobre o filme e, em seguida, os discentes assistiram à película. Foram preparadas atividades, em que eles utilizaram adjetivos para descreverem as personagens principais, além das discussões propostas sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Foram trabalhados também os aspectos sobre a moral da história e o conteúdo sobre o gênero fábula. Depois, um bolsista PIBID, fantasiado de fauno, dramatizou algumas fábulas, com o intuito de atrair a atenção dos alunos. Por fim, realizou-se a leitura de algumas fábulas adaptadas nas histórias em quadrinhos da turma da Mônica em espanhol, para que os alunos conseguissem identificar a moral de cada história e, assim, transcrevê-las. Como fechamento do projeto, os estudantes redigiram um final alternativo para o filme, utilizando o vocabulário aprendido e todo o material que foi estudado, praticando a modalidade escrita da língua espanhola. Os resultados foram muito satisfatórios, tendo em vista o entusiasmo e a curiosidade com que os estudantes participaram das atividades propostas. Além disso, a vivência na língua espanhola é fundamental para que os alunos continuem desenvolvendo suas habilidades no idioma em questão.