WORKING WITH FUNNY

Conteúdo do artigo principal

Letícia Aparecida PEDROSO
Luana Aparecida Nazzi LARANJA

Resumo

Este trabalho consiste no resultado do projeto desenvolvido no 3°ano A do Ensino Médio da escola Profª Uzenir Coelho Zeitune, em que se buscou estabelecer o desenvolvimento das habilidades de listening e writing juntamente com a compreensão por meio da linguagem corporal. Como elementos de estudo, no primeiro momento, foi apresentado o conceito geral de body language e cinésica, baseando-se na abordagem de Birdwhistell (1985) em que ele explica a importância dos gestos para a compreensão e sucesso na comunicação. O autor considera que “apenas 35% do significado social de qualquer interação corresponde às palavras pronunciadas, pois o homem é um ser multissensorial que, de vez em quando, verbaliza”. Em seguida, os alunos puderam assistir ao episódio “Aquele da foto de noivado”, da consagrada série americana Friends, com legenda e áudio em inglês, pois o enfoque estava na compreensão da narrativa por meio da interpretação visual e não da língua propriamente dita. Ao final do episódio, os alunos responderam um questionário sobre o enredo assistido com o objetivo de analisar se eles foram capazes ou não de interpretar as cenas somente com as expressões dos atores e o contexto da trama. O resultado foi extremamente satisfatório, visto que todos participaram e compreenderam a história. Para a conclusão, exploramos a habilidade de writing e reading, fazendo com que eles conhecessem algumas expressões coloquiais que foram eternizadas pela série. Como atividade, os alunos tiveram de preencher alguns quadrinhos de situações e encontrar a melhor expressão para ser utilizada. Novamente, o resultado foi satisfatório, pois todos participaram diretamente e se divertiram aprendendo.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS