O TWITTER COMO INSUMO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Conteúdo do artigo principal

Calebe Luís de CASTRO
Mirian Cristina Gonzales FAGUNDES

Resumo

O presente projeto propõe que alunos do primeiro ano do Ensino Médio aperfeiçoem seu aprendizado em língua inglesa usando o Twitter, uma das maiores redes sociais do mundo, atualmente. Já que o avanço tecnológico e as mídias sociais nos proporcionam um contato maior com as línguas estrangeiras, trazê-las para dentro das salas de aula com propostas e atividades pré-estabelecidas é muito válido. Krashen acreditava não ser possível alcançar o input ideal, “aquele que faz com que o adquirente ‘esqueça’ que está recebendo uma mensagem numa outra língua”, com materiais e aulas de língua estrangeira nas condições atuais, pelo grande número de alunos em salas de aula. Desta maneira, pode-se tentar aproximar ao máximo os materiais aos interesses dos alunos. As redes sociais são atrativas aos jovens, sendo assim, favorecem um input interessante e relevante. Quanto à metodologia, com a classe dividida em duplas ou trios, os alunos são orientados a encontrar no Twitter a página oficial de um determinado artista/celebridade que seja nativo da língua inglesa. Feito isso, a próxima etapa é que eles leiam as postagens ou assistam os vídeos desse artista/celebridade escolhido, selecionem as publicações que lhes chamaram mais atenção e contextualizem essas publicações diante da sala, compartilhando com os colegas de classe os vocabulários, as notícias e as novidades que acharam interessantes. Essas atividades proporcionariam aquisição de vocabulário, expressões idiomáticas e, inclusive, os estimulariam à leitura em língua inglesa e ao interesse à comunicação com pessoas ao redor do mundo. Os alunos são avaliados pela criatividade na organização do trabalho, pela seleção do material e pela desenvoltura na apresentação oral. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS