FROM THE IMPERATIVE TO THE RECIPE: AN ENGLISH CLASS

Conteúdo do artigo principal

Jéssica BARGEMASCO
Camilo Giamatei ESTELUTI

Resumo

O projeto enfocará o gênero receita culinária do tipo textual injuntivo, que por sua vez faz menção a verbos no imperativo na estrutura deste gênero. Deste modo, os alunos aprenderão verbos no imperativo e o texto injuntivo receita culinária, diversificando os conhecimentos gramaticais na língua inglesa em um único tema, junto com a prática da escrita de um texto em inglês, que nos anos anteriores o gênero textual injuntivo foi trabalhado na língua portuguesa, mas agora o enfoque será na língua inglesa. Primeiramente a elaboração deste projeto provém da ideia de que os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia. O presente trabalho também foi criado na tentativa de trazer o interesse do aluno em aprender língua estrangeira e gostar dela. Aulas diversificadas, lúdicas e mais dinâmicas, próximas à realidade do aluno, foram destacadas neste projeto. Primeiramente, atentou-se para o aprendizado do modo imperativo dos verbos em língua inglesa, suas situações de uso, o modo como é formado, incluindo as regras e os verbos mais usados. A apresentação do referido gênero na língua inglesa foi feita ao segundo ano do ensino médio de uma escola pública no município de Votuporanga-SP e, juntamente com a prática deste gênero, também se realizaram pesquisas a respeito de receitas que predominam em certas regiões da Inglaterra e EUA. Para finalizar, fez-se a apresentação do livro de receitas em língua inglesa do segundo ano do ensino médio, disponibilizado também na versão on-line no blog da escola.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS