O USO DA TECNOLOGIA NA EDUÇAÇÃO:CURRÍCULO E COMPUTADOR.
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Resumo
O uso de tecnologias, em especial, a internet vêm ganhando espaço significativo no século XXI. Com os avanços tecnológicos, a troca de informação é transmitida, instantaneamente. Computadores, celulares e tablets sempre ficam conectados on-line. No ramo educacional a tecnologia vem garantindo seu espaço proporcionando mais rapidez e praticidade para acessar conteúdos escolares e científicos que possam contribuir com os docentes e discentes para dinamizar o processo de ensino aprendizado. No entanto, para que esse processo possa ser eficiente é preciso que ocorra a capacitação dos docentes em relação a essas novas tecnologias educacionais, pois tecnologia é algo que precisa ser desmistificado no ramo educacional. Nos últimos seis meses, nós, bolsistas do subprojeto de Química do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UNIFEV, participamos de capacitações nas escolas parceiras do programa; Prof. Dr. José Manoel Lobo e Prof. Uzenir Coelho Zeitune, ambas na cidade de Votuporanga. Essa capacitação se deu durante as reuniões didático-pedagógicas, chamada da ATPC, nas quais foram exibidos softwares que foram implantados pelo governo no sistema estadual paulista de ensino. Foram vários avanços, hoje já está sendo implantado um sistema chamado de secretaria digital que possibilita fazer chamada, atribuir notas e faltas para os alunos, além do acompanhamento da vida funcional do professor. Também, através da plataforma Currículo Mais, os professores são instigados a fazer um trabalho em que o currículo possa estar articulado com a tecnologia. A Informatização do ambiente escolar tem desempenhado papel importante na modernização do ensino, através dela, professores estão se qualificando, e buscando a elaboração de novas metodologias de ensino que torne o aprendizado mais dinâmico e interativo. Por fim, participar desse processo de capacitação docente nas escolas públicas, parceiras do PIBID, tem contribuído significativamente para a formação inicial de novos educadores.