A IMPORTANCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MEDIO

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Isabela Fiori DE ARAÚJO
Wellington Negri TONDATO
Bruno Henrique Jordânio DA SILVA
Tiago Antônio de LIMA
Waldir PERISSINI JUNIOR

Resumo

O ensino tradicional de Química nas escolas públicas, baseado essencialmente nos conteúdos teóricos, não tem se mostrado muito eficaz no preparo do aluno para ingressar em cursos superiores e, muito menos, proporciona a formação de um cidadão capacitado e critico em relação a aspectos que envolvam questões ambientais. Falta capacitar o aluno para avaliar alternativas, agir criticamente e trabalhar em grupo. O uso de atividades laboratoriais consiste numa metodologia que mostra a relação entre teoria e os resultados experimentais, o que torna o aprendizado muito mais produtivo e motivador, já que fornece aos alunos modelos de observação, raciocínio e interpretação. Essa estratégia de ensino proporciona ao aluno maior capacidade de desenvolver seu próprio critério científico, onde este fará uso de seus conhecimentos teóricos e intuição para chegar a uma compreensão das dos fatos ocorridos nas experiências, ou seja, reforçar a aprendizagem. Diante do exposto, nós alunos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Iniciação a Docência do curso de Química da Unifev, elaboramos e aplicamos diversas aulas práticas para alunos do ensino médio, em escolas públicas do município de Votuporanga, parceiras ao projeto. Foram englobados vários temas da área de Química, em especial, aqueles que constam do material de aula utilizado pelos alunos e fornecido pela secretaria de educação do estado de São Paulo.  Atividades práticas envolvendo situações que enfatizam aspectos ambientais também foram desenvolvidas, com destaque para poluição do ar a qual pode acarretar problemas de poluição como a chuva ácida. Ao final desse ciclo de trabalho proposto, após seis meses de atividades, observou-se que a curiosidade e, principalmente, o interesse pelo aprendizado dos conteúdos de Química se tornaram mais evidentes. 

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EXATAS E TECNOLÓGICAS