FINANÇAS PESSOAIS: ESTUDO SOBRE O GRAU DE CONHECIMENTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA-SP

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Angélica Rubinho Raia BUENO
Edson Roberto Pontes CARRILHO

Resumo

O estudo tem por finalidade tratar de assuntos relacionados às finanças pessoais, apresentando conceitos de administração financeira que podem ser usados no cotidiano das pessoas de modo geral, e contextualizando o que é a educação financeira, qual a sua importância e seu impacto, e como ela acontece no Brasil. Outro fator relacionado diretamente com o tema é o consumismo, ele foi abordado com foco para os jovens, mas não deixando de lado as famílias e a sociedade como um todo. A pesquisa de campo foi realizada com o objetivo de identificar o grau de conhecimento em educação financeira dos alunos ingressantes no ano de 2014 no Centro Universitário de Votuporanga-UNIFEV, e também conhecer a origem deste possível conhecimento. Os resultados destacam alguns pontos relevantes, se comparado com as conclusões das pesquisas já existentes na área. Desta forma, observa-se que os jovens, em sua maioria, têm pesquisado preços antes de adquirir um produto e controlado o entusiasmo na hora da compra; além de realizar acompanhamento de suas despesas; não ter nenhum tipo de dívida, e priorizar as compras a vista. No entanto, como já era esperado, constatou-se a irrelevância da escola no ensino da educação financeira; bem como o desinteresse em constituir reservas para a aposentadoria.

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EXATAS E TECNOLÓGICAS