A INTERVENÇÃO LOGÍSTICA E A DIFERENÇA NOS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE EVENTO DE GRANDE PORTE REALIZADO POR UMA EMPRESA DE EDUCAÇÃO.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dentre as áreas observadas durante o estágio, a escolhida para a realização do projeto de intervenção foi a logística. Vista como um setor estratégico das empresas, ela colabora para diminuição do tempo de entrega de produtos e/ou serviços, buscando atender as necessidades dos clientes e priorizando menor custo e maior qualidade. A fim de tornar os processos da Mostra Unifev mais eficientes duas intervenções foram realizadas. A primeira objetivou trocar a credencial necessária para entrada no evento. As escolas efetuaram seus cadastros online, gerando arquivos PDF com crachás, que foram impressos e distribuídos pelas mesmas. Os que realizaram seu cadastro no evento receberam um SMS validando a sua presença e dispensando o uso de crachá. A segunda intervenção consistiu em terceirizar através de uma empresa especializada, a atividade de movimentação e armazenagem de materiais, essa acontece para disponibilizar as salas de aula a serem preparadas a recepção dos visitantes. Anteriormente, era executada por (chapas) e funcionários da instituição realocados para a atividade. Essa prática identificou três problemas, 1- a falta de comprometimento com o serviço, 2- abandono das tarefas antes do período de conclusão, e 3- o cansaço físico. A primeira intervenção resultou em diminuição de tempo de espera para entrada no evento, que passou de 40 minutos/2013 para 10 minutos/2014, economia com impressões e redução de risco com as viagens para a entrega dos crachás em loco. A segunda intervenção proporcionou a execução das atividades de maneira mais planejada e rápida, contando com uma equipe responsável, que coordenou e executou as tarefas de maneira satisfatória, tornando a montagem e desmontagem do evento mais eficiente.