A INTERVENÇÃO LOGÍSTICA E A DIFERENÇA NOS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE EVENTO DE GRANDE PORTE REALIZADO POR UMA EMPRESA DE EDUCAÇÃO.

Conteúdo do artigo principal

Angélica Rubinho Raia BUENO
Rafael Marangoni PAIXÃO
Marisa Aparecida FERREIRA

Resumo

Dentre as áreas observadas durante o estágio, a escolhida para a realização do projeto de intervenção foi a logística. Vista como um setor estratégico das empresas, ela colabora para diminuição do tempo de entrega de produtos e/ou serviços, buscando atender as necessidades dos clientes e priorizando menor custo e maior qualidade. A fim de tornar os processos da Mostra Unifev mais eficientes duas intervenções foram realizadas. A primeira objetivou trocar a credencial necessária para entrada no evento. As escolas efetuaram seus cadastros online, gerando arquivos PDF com crachás, que foram impressos e distribuídos pelas mesmas. Os que realizaram seu cadastro no evento receberam um SMS validando a sua presença e dispensando o uso de crachá.  A segunda intervenção consistiu em terceirizar através de uma empresa especializada, a atividade de movimentação e armazenagem de materiais, essa acontece para disponibilizar as salas de aula a serem preparadas a recepção dos visitantes. Anteriormente, era executada por (chapas) e funcionários da instituição realocados para a atividade. Essa prática identificou três problemas, 1- a falta de comprometimento com o serviço, 2- abandono das tarefas antes do período de conclusão, e 3- o cansaço físico. A primeira intervenção resultou em diminuição de tempo de espera para entrada no evento, que passou de 40 minutos/2013 para 10 minutos/2014, economia com impressões e redução de risco com as viagens para a entrega dos crachás em loco. A segunda intervenção proporcionou a execução das atividades de maneira mais planejada e rápida, contando com uma equipe responsável, que coordenou e executou as tarefas de maneira satisfatória, tornando a montagem e desmontagem do evento mais eficiente. 

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS