SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Conteúdo do artigo principal

Beatriz da Silva BARBOSA
Emerson BARBOSA
Fabricio de Carvalho OLIVEIRA
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

A aprendizado da geometria espacial nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio deve contemplar noções relacionadas à visualização espacial e as principais propriedades envolvidas, além de problemas aplicados ao cotidiano. Segundo Kaleff e Rei, devido às dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a visualização dos sólidos geométricos e também a desmotivação de muitos estudantes, os docentes têm usado alternativas que possam facilitar a compreensão das propriedades geométricas dos sólidos. Sendo assim, através do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Matemática, procurou-se auxiliar o trabalho docente nas aulas de Matemática da E.E. Dr José Manoel Lobo, através da construção dos sólidos geométricos por meio de suas arestas, usando canudos plásticos, propiciando que o conteúdo seja mais atrativo e motivador para que os estudantes tenham maior interesse no aprendizado da Matemática. Por meio da atividade, percebeu-se a integração das turmas com a atividade desenvolvida e os resultados alcançados superaram todas as expectativas, o que permitiu a conclusão de que o trabalho docente deve ser realizado de forma criativa, sempre aberto a inovação, para que o aluno tenha interesse em aprender.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS