INFORMATICA NO ENSINO DA MATEMATICA: SOFTWARE WINPLOT

Conteúdo do artigo principal

Daylon Cortezi VENTURA
João Paulo da Rocha ALVES
Kenia da Silva LIMA
Leonardo Rodrigue MAGALHÃES
Milena Aparecida Batel RAMOS

Resumo

De acordo com Merlo (2010), o professor de matemática deve utilizar os recursos informáticos disponíveis, explorando as potencialidades oferecidas pelo computador e pelos softwares, aproveitando o máximo possível de suas capacidades para simular, praticar ou evidenciar situações. Sendo assim, utilizando o software matemático Winplot trabalhou-se as funções de 1° e 2° graus com 48 alunos do 1° ano do ensino médio da E.E. Prof.ª Maria Nívea Costa Pinto Freitas, no intuito de reforçar o aprendizado do conteúdo visto em sala.  O desenvolvimento da atividade teve duração de seis aulas, onde foi adotada a seguinte metodologia: no primeiro momento estudou-se dados históricos sobre o surgimento das funções; na sequência trabalhou-se com a representação gráfica das funções utilizando o software, explorando no caso das funções de 1° grau, o conceito de raiz e inclinação da reta (crescimento e decrescimento). No que se refere às funções de 2° grau, a representação gráfica conjuntamente com as raízes, o vértice e a concavidade da parábola. A medida que a atividade foi desenvolvida, a participação dos alunos tornou-se crescente. Por meio de exercícios de fixação do conteúdo, realizados com o auxílio do software, houve maior compreensão do conteúdo trabalhado em sala de aula. Enfim, conclui-se que as situações elaboradas proporcionaram um ganho significativo na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento do trabalho teve amplo envolvimento e participação dos alunos que puderam aprimorar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Matemática.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS