INFORMATICA NO ENSINO DA MATEMATICA: SOFTWARE WINPLOT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
De acordo com Merlo (2010), o professor de matemática deve utilizar os recursos informáticos disponíveis, explorando as potencialidades oferecidas pelo computador e pelos softwares, aproveitando o máximo possível de suas capacidades para simular, praticar ou evidenciar situações. Sendo assim, utilizando o software matemático Winplot trabalhou-se as funções de 1° e 2° graus com 48 alunos do 1° ano do ensino médio da E.E. Prof.ª Maria Nívea Costa Pinto Freitas, no intuito de reforçar o aprendizado do conteúdo visto em sala. O desenvolvimento da atividade teve duração de seis aulas, onde foi adotada a seguinte metodologia: no primeiro momento estudou-se dados históricos sobre o surgimento das funções; na sequência trabalhou-se com a representação gráfica das funções utilizando o software, explorando no caso das funções de 1° grau, o conceito de raiz e inclinação da reta (crescimento e decrescimento). No que se refere às funções de 2° grau, a representação gráfica conjuntamente com as raízes, o vértice e a concavidade da parábola. A medida que a atividade foi desenvolvida, a participação dos alunos tornou-se crescente. Por meio de exercícios de fixação do conteúdo, realizados com o auxílio do software, houve maior compreensão do conteúdo trabalhado em sala de aula. Enfim, conclui-se que as situações elaboradas proporcionaram um ganho significativo na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento do trabalho teve amplo envolvimento e participação dos alunos que puderam aprimorar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Matemática.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS