O APRENDIZADO DA TABUADA ATRAVÉS DO LÚDICO

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Michelli Cristina de Freitas POHL
Adriana Henrique da Silva DANTAS
Emerson BARBOSA
Dayane Maranho FERNANDES
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

Borin (1995), destaca a importância dos jogos em grupo como estratégia de trabalho em sala de aula. Devido ao aspecto lúdico, os jogos em grupo motivam e despertam o interesse do aluno, tornando a aprendizagem mais atraente e significativa. A partir dos erros e acertos e da necessidade da análise sobre a eficiência de cada estratégia, construída para alcançar a vitória no jogo, estimula-se o desenvolvimento do raciocínio reflexivo. Com base no que descreve Borin (1995), procurou-se desenvolver o jogo da tabuada humana, com o objetivo de fixar conceitos matemáticos de unidade e dezena e de multiplicação, pois a memorização da tabuada é um problema encontrado por grande parte dos alunos da educação básica. Nesse sentido, o jogo da tabuada humana procurou auxiliar a fixação do conteúdo aplicado. A atividade foi desenvolvida em duas escolas da rede estadual de ensino com cerca de 60 alunos em cada escola. A atividade foi dividida em 2 aulas: na primeira aula foi feita uma revisão sobre o conceito de tabuada e na segunda à aplicação. Através da atividade, observou-se a realização de uma aula dinâmica, que mudou a rotina dos alunos, incentivando maior interesse pela Matemática e, ao mesmo tempo, promovendo a aproximação dos alunos com os bolsistas PIBID – Matemática, além da fixação do conteúdo abordado no jogo. Após a conclusão das atividades, verificou-se que a maioria dos alunos tiveram suas dificuldades sanadas em relação ao conteúdo trabalhado, evidenciando que essa prática pedagógica mostrou-se eficaz e viável quando implementada em sala de aula.

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Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS