DOMINÓ DAS FRAÇÕES

Conteúdo do artigo principal

Dayane Maranho FERNANDES
Kelly de Andrade PARISI
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

O lúdico associado ao processo de ensino-aprendizagem, propicia ao docente uma estratégia diferenciada no ensino da Matemática. Conforme relata Borin (1995), devido ao aspecto lúdico os jogos em grupo geram motivação e despertam o interesse do aluno, tornando a aprendizagem mais atraente e significativa. Sendo assim, visando complementar as atividades desenvolvidas nas aulas de Matemática da E.E. Profa Maria Nívea Costa Pinto Freitas, o subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Matemática, desenvolveu o dominó das frações. Nessa atividade, o objetivo foi retomar os conceitos de fração, números decimais e porcentagem, aplicando as principais noções em um jogo matemático. A atividade teve duração de quatro aulas sendo realizada no 9º ano do ensino fundamental e 1ºano do ensino médio, com cerca de 100 alunos. Na primeira etapa foi feita uma revisão dos conceitos por meio de atividades propostas pelos bolsistas com auxílio da professora da sala. Em um segundo momento, os alunos receberam o jogo, foram apresentadas as regras e em seguida foram feitas as partidas para fixar o jogo e os conteúdos trabalhados. Apesar das dificuldades apresentadas, os alunos tiveram muito interesse na realização da atividade fazendo questionamentos quando surgiam as dúvidas. Nas duas séries os resultados foram excelentes e houve a participação da maioria dos alunos. Logo, conclui-se que as situações elaboradas propiciaram um ganho significativo nas aulas da professora supervisora que contou com maior apoio maior para o desenvolvimento de seu trabalho contribuindo de modo relevante na aprendizagem dos alunos.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS