NÚMEROS FRACIONÁRIOS: APRENDENDO A LOCALIZAR NA RETA NÚMÉRICA

Conteúdo do artigo principal

Vânia M. de Oliveira SANTANA
Jean PEDRETI
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

De acordo com Groenwald e Timm (2002 ), a aprendizagem através de jogos como o dominó, as palavras cruzadas, o jogo da memória,  entre  outros, permite que o aluno elabore um processo interessante e divertido. Neste sentido, verificam-se três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas:  o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais. Sendo assim, houve a necessidade de criação de um projeto na E.E. Profa Maria Nívea Costa Pinto Freitas, por meio do PIBID, para suprir as necessidades apresentadas pelos alunos com relação a localização de números inteiros e fracionários na reta numérica. A atividade foi realizada com os alunos do 9º ano A (26 alunos presentes) e 9º ano C (24 alunos presentes). Foram utilizadas duas aulas para a realização da atividade. No final, foi feita uma avaliação por meio de questionário. Para que houvesse maior interesse foi promovida uma disputa entre os grupos e o objetivo foi entender e fixar de maneira lúdica a localização uma fração na reta numérica. Pelo que foi observado, os alunos foram participativos e todos interagiram com a atividade proposta. Portanto, a atividade proporcionou maior entendimento do conteúdo estudado e fez com que a Matemática fosse trabalhada de forma lúdica, mostrando que o interesse não era apenas na vitória e sim no aprendizado.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS