LINGUA ESPANHOLA: DIVERSIDADE CULTURAL POR MEIO DE DANÇAS HISPÂNICAS

Conteúdo do artigo principal

Naiara Munhoz TEIXEIRA
Jonathan Luiz MARQUES
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudo de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O intuito do projeto foi aproximar os estudantes da cultura de alguns países que têm o espanhol como língua nativa. Em primeiro lugar, foram selecionados quatro ritmos, sendo: o Tango (Argentina), a Marinera (Peru), a Cúmbia (Colômbia) e o Joropo (Venezuela) e apresentados por meio de slides e vídeos para que os alunos conhecessem um pouco mais sobre as características de cada um. Em segundo lugar, a sala foi dividida em quatro grupos, cada um representando uma dança e seu país de origem. A seguir, foi pedido, com lição de casa, que criassem um casal de bailarinos, por meio de imagens ou desenhos, representando as culturas estudadas. Em terceiro lugar, os estudantes produziram uma narrativa coletiva em sala, na qual cada integrante do grupo tinha um tempo estimado para escrever um trecho da história referente ao casal que produziram, utilizando, assim, seus conhecimentos de língua estrangeira. Por último, os grupos expuseram seus trabalhos aos colegas de sala. Concluindo, a partir das danças, os discentes puderam conhecer e explorar mais a cultura hispânica, pois estudar uma língua estrangeira requer conhecer não apenas os mecanismos linguísticos do idioma, mas também as vivências dos povos desses países, o que propicia uma melhor compreensão sobre a diversidade e o respeito pela cultura do outro.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS