CONSTRUINDO BONS LEITORES.

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Ludmila Fernandes MELHADO
Heliana Christina SOAVE

Resumo

A pesquisa sobre a leitura, como fonte de prazer e entretenimento, atende, em média 15 crianças de 6 a 8 anos, na escola Prof. Geyner Rodrigues, Votuporanga – SP, no 1º semestre de 2014. Visa estimular a prática da leitura, propiciando aos educandos, o acesso à boa leitura, por meio de contação de histórias. Promove, também, o reconto e a releitura que, além de ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, permitem às crianças, intimidade com a escrita, no manuseio de livros e revistas. Instiga o interesse por escrever palavras e textos, apreciar a leitura falada e lida, tornando-as, leitores frequentes. Descreve os procedimentos metodológicos como cronograma, proposto para 6h semanais, no Programa PIBID\ Capes- Unifev, com atividades de leitura e interpretação de parlendas, adivinhas, tirinhas (HQ), contação de histórias. Utiliza-se de recursos como fantoches e dedoches, visando atingir o intuito de construção do conhecimento, pelas crianças. Por meio destas práticas, que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação, orienta-se nas diversas atividades sociais de escrita; o uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar, expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias e relatar suas vivências, nas diversas situações de interação, presentes no cotidiano. Esta coleta de dados é expressa num relatório, apresentando bons resultados, pois, as crianças apresentaram-se, a cada dia, mais desenvoltas e interessadas pelos gêneros literários. Parte da premissa que a leitura é a extensão da escola na vida das pessoas e os educadores precisam incentivar e estimular, no presente, pois é imprescindível ao desenvolvimento dos alunos, enquanto leitores do futuro.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 2014.

CAGLIARI. Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2010.