ATITUDES POSITIVAS

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Valéria Van Haute ROSA
Caio Tadeu Petinelli Silva SILVA
Maria Celina Trevisan COSTA

Resumo

campanha nasceu por iniciativa dos graduandos após detectarem situações de vulnerabilidade da saúde para os universitários que fazem uso dos banheiros na IES, confirmada pelos responsáveis pela manutenção dos mesmos relatando comportamentos inadequados dos usuários. Diante das evidências e da proposta de um trabalho de conscientização junto aos universitários sobre a humanização nos banheiros, os dirigentes sugeriram a inclusão das temáticas: contenção de energia elétrica e conservação do patrimônio. Após o registro dos relatos, os alunos pesquisaram material de apoio sobre os apontamentos e buscaram parceria com o setor de marketing da instituição visando a estruturação de uma campanha de conscientização que atendesse todas as demandas. Todos os setores da instituição foram convidados e apoiaram o projeto uma vez que os comportamentos inadequados foram registrados nos vários ambientes da instituição (Colégio de ensino fundamental, médio e técnico; sala dos professores e departamentos administrativos). A concretização da campanha se deu de duas formas: presencial, com os alunos do ensino fundamental e médio, totalizando 492 alunos abordados em sala de aula através de material em PowerPoint desenvolvido pelos pesquisadores e não presencial, com os funcionários, professores e alunos do ensino técnico e universitário, totalizando 8.345 pessoas, através de cartazes fixados em salas de aula, adesivos nos espelhos dos banheiros, adesivos próximos aos interruptores e display nas mesas dos colaboradores. Com esta prática, o graduando em psicologia pode vivenciar a atuação em psicologia social e comunitária através da efetivação de um trabalho de conscientização integrado.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS