HABILIDADES MOTORAS: COMPARAÇÃO DE ESCOL

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Dener de Aro SOUZA
Lucas Aparecido RALIO
Leonardo Trevisan COSTA

Resumo

Crianças que apresentam movimentos precisos e equilibrados, e que sejam capazes de manifestar respostas rápidas e adequadas a cada situação, têm uma elevada probabilidade de sucesso no desempenho de suas tarefas diárias, sejam elas acadêmicas e/ou desportivas, e está associado de modo relevante ao contexto escolar e às oportunidades de aprendizagem motora orientada. Devido ao objetivo primário da escola ser o rendimento acadêmico dos escolares, uma oportunidade para promover maiores possibilidades para prática de atividades motoras em âmbito escolar seria no período contra turno, através da escola em tempo integral. Com isso, o objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de habilidades motoras grossas de escolares matriculados em tempo parcial e integral. A amostra foi composta por 278 escolares matriculados na rede regular de ensino fundamental do Município de Votuporanga – SP, com idade entre 6 e 10 anos, de ambos os sexos. Para avaliação antropométrica, foram mensurados o peso corporal e a estatura para o cálculo do IMC, além da circunferência abdominal. O Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK) foi adotado para avaliar a habilidade motora grossa, por meio de 4 tarefas: equilíbrio corporal, salto monopedal, salto lateral e transferência lateral. Para o tratamento estatístico, recorreu-se primeiramente a análises descritivas e de normalidade. Posteriormente, adotou-se o test t para amostras independentes, teste ANOVA One Way e post hoc de Tukey. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatística para as variáveis antropométricas e motoras entre os grupos. Com isso, conclui-se que o tempo em que o aluno permanece na escola não pode ser considerado um fator que influencie diretamente em melhores valores de habilidades motoras grossas.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS