A ELABORAÇÃO DE UM COLETIVO INTELIGENTE NA COMUNICAÇÃO

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Anis Yoko SARKHEIL
Elvis Renato DOS SANTOS
Lucas Guarnieri do NASCIMENTO
Maria Júlia Barbieri EICHEMBERG

Resumo

O presente trabalho objetiva explorar alguns conceitos filosóficos: o rizoma, apresentado por Gilles Deleuze e Félix Guatarri, e as diretrizes do conceito de inteligência coletiva explicada por Pierre Lévy, para entender a importância do saber que cada indivíduo pode oferecer para o desenvolvimento de um determinado grupo. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, com a finalidade de entender as características de um ambiente, no qual a coletividade e a multiplicidade podem se estruturar de tal forma que resultem em produções culturais. Dessa forma, propomos o embate entre conceitos dicotômicos, levando em consideração aquilo que pode ser aproveitado para entender e formular um espaço, entendendo todos os compostos como geradores de uma inteligência coletiva, onde são exploradas as potencialidades de cada indivíduo nos mais diversos planos, político, cultural e econômico. A partir desses conceitos e referências inteligentes, que funcionam de acordo com essa estrutura organizacional, criamos um modelo de como seria esse coletivo cultural. Em suma, a intenção do projeto é buscar uma melhor comunicação com o público que não tem acesso à cultura, gerando novas experimentações, por meio do contato com a arte, culminando em um senso crítico mais apurado.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs. capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.