PERFIL E OBRIGAÇÃO DO ADIMPLENTE

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Amanda Souza de OLIVEIRA
Jomatta Santos de OLIVEIRA
Leticia Dutra SETTE
Déborah Cristiane Domingues de BRITO

Resumo

“Os adimplentes são aqueles que se liberam da obrigação quando efetua a prestação tal como devida, no tempo e no lugar convencionado e pela forma adequada.” Com a analise do perfil dos consumidores adimplentes é possível notar práticas financeiras mais cautelosas e conservadoras (independentemente de classe social a qual pertence), postura menos arriscadas e hábitos de bom planejamento financeiro, como fundos emergenciais. Todavia as facilidades de créditos que possuem os consumidores fazem com que os percentuais de adimplentes caiam gradativamente. Desta feita, a proposta para o aumento de adimplentes resume-se no Cadastro Positivo, sendo este um registro da pontualidade no pagamento de suas contas (todo o seu histórico de pagamentos). Dentre os dos benefícios deste cadastro são a redução de taxas, melhores condições de financiamento e prazos mais favoráveis. Assim, incentiva o pagamento em dia e faz com que os consumidores não fiquem em mora, gerando também, uma maior rentabilidade e segurança para o lojista. As metodologias utilizadas foram as de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva. Aquela se desenvolve através de pesquisa em livros, artigos, periódicos e dissertações. A modalidade de pesquisa descritiva consiste na análise e correlação dos fatos descrevendo as características, propriedades ou relações existentes na comunidade

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, volume 2: Teoria Geral das Obrigações. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 250-251

SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CREDITO BRASILEIRO. Inadimplência está mais ligada a maus hábitos financeiros do que à falta de dinheiro. Disponível em: <https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/noticia/337-inadimplenciaestamaisligadaamaushabitosfinanceirosdoqueafaltadedinheirodizspcbrasil> Acesso em: 22/09/2014.