MARKETING DE RELACIONAMENTO, INOVAÇÃO E STARTUPS: UMA DINÂMICA PARA ATUALIZAÇÃO DE EMPRESAS.
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Resumo
O presente artigo busca associar conceitos sobre Marketing de Relacionamento, Inovação e Startup, tentando responder como os três temas podem se relacionar para alavancar as vendas de uma empresa. Trabalhar-se-á, nesse sentido, como cliente, com a empresa 100% Games, do ramo de Videogames, situada em Valentim Gentil/SP e possui loja, tanto online quanto física. Este estudo pode ser importante para a comunicação empresarial, pois ajudará profissionais a preverem necessidades de mercado, bem como detectar e corrigir erros para melhor trabalhar com o público-alvo. Diante das possibilidades e dos recursos apresentados, será possível perceber a nova dinâmica que o mercado exige das empresas para que suas estratégias de marketing atinjam os objetivos traçados. Será possível também identificar uma nova classe de consumidores, exigentes e com acesso total as informações necessárias. Inovar é primordial para continuar ativo no mercado, mantendo uma relação próxima com seus clientes atuais, e atrair novos consumidores. De acordo com os dados levantados, ainda existe um paradoxo sobre a utilização dessas estratégias. Para isso, o levantamento de dados tem se tornado fundamental para conhecer seus clientes e deve ser utilizado como diferencial competitivo, pois auxilia no desenvolvimento de novos produtos, novas ações e diminui a margem de erro de novas estratégias. A internet tem papel fundamental nesse aspecto. Apesar de seu potencial ainda não ser totalmente conhecido, já é possível afirmar que a comunicação entre empresa e clientes entrou em uma nova dimensão, tendo em vista que, por meio dessa nova mídia, o feedback pode ser instantâneo.
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Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Referências
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. Tradução de Mônica Rosenberg, Cláudia Freire, Brasil Ramos Fernandes: revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
RIES, Eric. A startup enxuta. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Leya, 2012.
ZENONE, Luiz Claudio. Marketing de relacionamento: tecnologia, processos e pessoas – São Paulo: Atlas, 2010.