SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO.

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Marcela Mary José Serviço Social SILVA
Marinês RALHO

Resumo

Esse trabalho tem como foco central refletir acerca da importância do Assistente Social na educação, em especial, por meio de ações voltadas à participação da comunidade no contexto educacional. Partindo do pressuposto de que a formação do Assistente Social é fundamentada por diretrizes que contemplam especificidades e demandas geradas pelas necessidades de interlocução com outras áreas do saber, podemos inferir que a intervenção profissional nesse processo contribuirá para desencadear práticas que efetivem a participação social dos sujeitos envolvidos nesse processo. A escola é um espaço de confrontos de diversas realidades sociais e a cada dia, aumentam os desafios enfrentados pelos profissionais que devem criar alternativas para lidarem com a diversidade de problemas sociais presentes no cotidiano escolar. O Serviço Social na educação volta-se para identificar e atender as demandas provenientes das expressões da questão social que perpassa o campo educacional. O trabalho do assistente social deve abranger toda comunidade escolar, compreendida como um espaço composto por diversos protagonistas: professor, alunos, família, comunidade, entre outros. A escola é um espaço de reprodução social de classes, ou seja, é uma instituição onde se forma conhecimento e valores sociais e o Serviço Social nessa perspectiva contribuirá para a efetivação de um trabalho multidisciplinar na busca da conquista da emancipação dos sujeitos e conquista da cidadania.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

SILVA, Marcela Mary José Serviço Social na Educação: teoria e pratica. Campinas, SP: papel social 2012. P.16.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2003