SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO.
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Resumo
Esse trabalho tem como foco central refletir acerca da importância do Assistente Social na educação, em especial, por meio de ações voltadas à participação da comunidade no contexto educacional. Partindo do pressuposto de que a formação do Assistente Social é fundamentada por diretrizes que contemplam especificidades e demandas geradas pelas necessidades de interlocução com outras áreas do saber, podemos inferir que a intervenção profissional nesse processo contribuirá para desencadear práticas que efetivem a participação social dos sujeitos envolvidos nesse processo. A escola é um espaço de confrontos de diversas realidades sociais e a cada dia, aumentam os desafios enfrentados pelos profissionais que devem criar alternativas para lidarem com a diversidade de problemas sociais presentes no cotidiano escolar. O Serviço Social na educação volta-se para identificar e atender as demandas provenientes das expressões da questão social que perpassa o campo educacional. O trabalho do assistente social deve abranger toda comunidade escolar, compreendida como um espaço composto por diversos protagonistas: professor, alunos, família, comunidade, entre outros. A escola é um espaço de reprodução social de classes, ou seja, é uma instituição onde se forma conhecimento e valores sociais e o Serviço Social nessa perspectiva contribuirá para a efetivação de um trabalho multidisciplinar na busca da conquista da emancipação dos sujeitos e conquista da cidadania.
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Edição
Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Referências
SILVA, Marcela Mary José Serviço Social na Educação: teoria e pratica. Campinas, SP: papel social 2012. P.16.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2003