O APELO DA PONTUAÇÃO: A REGRA E A PRÁTICA

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Beatriz Morello CUIM
Natacha Dazzi BRANQUINHO
Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo

O intento do projeto é o questionamento quanto ao uso dos sinais de pontuação em textos diversos a fim de verificar a importância e a eficiência dessa prática para as novas gerações e o mundo virtual e tecnológico a que pertencem. De acordo com a Gramática Normativa, a pontuação é uma forma de representar, na escrita, as pausas, as entonações, as ênfases utilizadas na fala. O uso dos sinais gráficos auxilia na compreensão de nossos enunciados escritos, no entanto, parecem ser cada vez mais ignorados nos textos produzidos pelas novas gerações, nascidas em meio a uma era digital e cibernética. O limite entre o oral e o escrito esvaece paulatinamente; nos PCN´s, debate-se o ensino da modalidade oral e prioriza-se mais acentuadamente as atividades de análise e produção de conversação espontânea, textos teatrais, diálogos em narrativas, entrevistas de TV ou rádio - visando à observação e interpretação, para que o aluno seja um leitor no sentido pleno e produza textos eficientes.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Lexikon. Rio de Janeiro: 2008.

MARCUSCHI. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.