LÍNGUA PORTUGUESA: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ESTUDO DE FIGURAS DE LINGUAGENS.

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Carla Graciele CURTO
Dhieniffer Dalila da Conceição GOMES
Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo

Introdução: O presente trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida na E.E Dr José Manoel Lobo, localizada em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado com alguns alunos dos primeiros anos do ensino médio, com um total de 19 alunos, cujo objetivo principal foi ensinar figuras de linguagens (são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade a sua mensagem). Objetivos: Pretende-se mostrar aos alunos que as Figuras de Linguagens estão presentes em seu cotidiano e mostrar ainda que eles as usam mesmo que de forma irracional. Descrição Metodológica: No primeiro encontro os bolsistas deram o parecer aos alunos do que é figuras de linguagens, e foi pedido para que os mesmos realizassem pesquisas em poemas, musicas, dentre outros gêneros textuais, para que eles conseguissem encontrar tal recursos dentro dos textos. No próximo encontro, os alunos nós trouxeram suas pesquisas e iniciou-se um debate expositivo, e neste conseguimos sanar as dúvidas dos discentes. No nosso último encontro fizemos uma breve apresentação dos trabalhos feitos, onde os alunos apresentaram pequenos trechos de músicas, poemas, para que os demais grupos identificassem que figura de linguagem estavam presentes nos mesmos. Resultados: Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois todos os alunos interagiram nas apresentações mostrando interesse pelo conteúdo proposto e acima de tudo mostrando conhecimento.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

Disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem ,acesso em: 03/11/2014.

Disponível em:

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&link_id=199:figuras-delinguagem&task=viewlink , acesso em: 03/11/2014.

Disponível em:

http://www.estudosdalinguagem.org/seer/index.php/estudosdalinguagem/article/viewFile/215/331, acesso em: 03/11/2014.