DOCUMENTÁRIO - FALA SÉRIO, DESTINO OU OPÇÃO?

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Tamires Gonçalves da SILVA
Cássia Natália de Paula FERREIRA
Clinton de Souza SILVA
Larissa Marta SILVA
Paulo Rogério Ferrarezi FERRAREZI

Resumo

Dentre as produções audiovisuais, o documentário, no ensino médio, traz a possibilidade de propostas e experiências inovadoras quanto aos processos e linguagens, além de novas metodologias. A meta fundamental do projeto é despertar o olhar do estudante para os diversos modos de enunciação típicos do documentário a fim de que, diante desse gênero textual, se possa ir além de uma análise puramente temática – discutir seu bairro, sua escola, suas ideias, seu ponto de vista – conseguindo trazer para o centro do debate questões de linguagem. O documentário requer além de uma concepção ética, um engajamento político, pois é uma ferramenta que incita à reflexão e ao questionamento – do professor e do aluno - em meio ao mundo e de suas relações dotando-os de novos repertórios os quais contribuem para práticas mais ricas e estimulantes em sala de aula.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna.2002.

MIGLIORIN, C. Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Azougue, 2010.