LÍNGUA ESPANHOLA E ARTE: A TRAJETÓRIA DE FRIDA KAHLO

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Jaqueline Ferreira de OLIVEIRA
Thaise Gonçalves DIAS
Karina de OLIVEIRA

Resumo

O projeto intenciona expor uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudo de Línguas), na escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O trabalho foi executado em uma turma de nível intermediário, que pertence ao primeiro estágio do segundo ano da turma de espanhol, com 8 alunos, cujo intuito central foi o de apresentar a vida e a obra da pintora mexicana Frida Kahlo, salientando os aspectos políticos da época vivenciados pela artista. Em primeiro lugar, os bolsistas relataram cronologicamente fatos relacionados à trajetória de Frida Kahlo e, posteriormente, foram exibidos slides contendo fotos em família, vídeos biográficos e suas principais obras. Logo após, foram elaboradas atividades relacionadas em que os discentes tiveram que criar uma obra de arte, tendo Frida como inspiração principal. Em segundo lugar, os bolsistas expuseram as preferências políticas de Frida, que era devota ao movimento revolucionário, sua filiação ainda jovem ao Partido Comunista Mexicano, bem como seus ideais comunistas que perpetuaram ao longo de sua vida. Em terceiro lugar, foi trabalhado o gênero textual manifesto, em que os alunos puderam analisar as características que o compõem. Por fim, os estudantes redigiram um manifesto, sendo que estes foram feitos a partir das perspectivas ideológicas revolucionárias da época. Como encerramento do projeto, os educandos puderam compreender a complexidade da artista mexicana, por meio do filme Frida (2002), que trazia até em seus trajes sua manifestação artística e amor pelo seu país. O projeto propiciou o conhecimento da arte mexicana e, sobretudo, tanto a história de vida de Kahlo quanto suas produções, inspiraram os alunos nas criações das imagens e da escrita e a refletirem de modo mais profundo sobre a forma como a artista lutou por seus ideais.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS