ATIVIDADE LÚDICA: CLASSIFICANDO OS CHORDATA, INCLUSIVE VOCÊ.

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Amanda de Oliveira da SILVA
Luis Carlos ALBACETE JÚNIOR
Fernando Sérgio Ferreira DIONÍSIO

Resumo

Introdução: O uso de jogos na Educação visa construir conhecimentos, treinar habilidades, aprofundar questões e desenvolver estratégias de raciocínio lógico. As atividades lúdicas promovem o desenvolvimento da criatividade, trazendo vantagens para o processo de aprendizagem, já que o jogo propicia ambiente favorável ao interesse do aluno. Sendo assim, o lúdico auxilia no processo de construção do conhecimento e aprendizagem, no campo da descoberta, no desenvolvimento de habilidades do pensamento, da imaginação, da interpretação, da tomada de decisões diante de situações-problemas, o que o torna condizente com as metas da nova escola. Objetivo: Estimular o conhecimento dos alunos com relação ao Filo Chordata, por meio de atividade lúdica. Metodologia: Com base nesta linha de raciocínio foi desenvolvido nos terceiros colegiais da Escola Estadual Prof. Cícero Barbosa Lima Júnior o jogo chamado: “Classificando os Chordata, inclusive você”, onde os alunos possuíam imagens e cordados para montar uma chave de identificação, retirada do caderno do aluno do Ensino médio – Volume 01, Biologia. As turmas foram divididas em grupos compostos por quatro estudantes cada, e cada grupo recebeu um envelope com sete imagens para construírem as chaves de identificação. Resultados e conclusão: Os alunos levaram cerca de trinta minutos para montar as chaves, sendo que a maior dificuldade encontrada pelos mesmos estava relacionada a conhecimentos gerais das espécies para sua divisão. Com base na aplicação desta atividade, pode-se concluir que o jogo despertou interesse nos alunos, visto que todos participaram de forma ativa da aula.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

AMORIM, D.S. Fundamentos da Sistemática Filogenética. Ribeirão Preto: Editora

Holos; 2002.

SANTOS, C.M.D & CALOR, A.R. Using the logical baiss of phylogenetics as the framework for teaching biology. Papeis Avulsos de Zoologia, Vol. 48, nº18, p. 199-211, 2008.