HIGIENE E SAÚDE: O DIREITO A UMA VIDA SAÚDÁVEL
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Resumo
O direito a uma vida saudável, projeto elaborado com a orientação interdisciplinar do programa PIBID\Capes, propõe, para crianças de 4 e 5 anos, atividades fundamentadas em teorias e práticas educativas, no C.E.M.E.I Prof. Elza Maria Souza Fava Figueira, Votuporanga SP, com 20 crianças da Pré-Escola. Trata-se de um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de hábitos e atitudes, sendo que é nesta fase que os alunos passam por um processo de interiorização de seus costumes e que os levarão, posteriormente, para a vida adulta. Tem como objetivo estimular as primeiras regras de higiene que devem ser desenvolvidas, ainda nos primeiros anos da educação infantil, em seus processos de ensino e das aprendizagens. Visa facilitar ao aluno, por meio de atividades, que este se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, assim, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene e saúde. E, de modo geral, percebe-se uma evolução gradativa de cada educando que contribuiu para o desenvolvimento dos objetivos e dos resultados positivos do projeto. Apresenta, de forma coletiva, onde aprenderam também, uns com os outros e com as bolsistas e colocaram em prática os novos conhecimentos. Propiciou aos alunos, expor suas experiências, histórias e acontecimentos de vida com a família, desenvolvendo o diálogo e a socialização das bolsistas com os alunos, reciprocamente.
Palavras- chave: Higiene. Saúde. Pré-Escola.
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Referências
BRASIL. Módulo 12: higiene, segurança e educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ivan Dutra Faria, João Antônio Cabral Monlevade. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.
MENDONÇA. Waldirene. Projetos de A a Z para educação infantil dias..Cidade: Claranto, 2011. Coleção Canta lê lê. vol 1.