OS CINCO SENTIDOS: CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa que tem o objetivo de relacionar valores éticos e sociais com os cincos sentidos, trabalhando, desde a primeira infância, com aspectos cognitivos e necessidades das crianças em perceber seu corpo, no ambiente cotidiano. Promove atividades, em média, com 18 crianças de 4 e 5 anos, em 6 horas semanais, na CEMEI Prof. Elza Maria Souza Fava Figueira, conveniada ao programa PIBID\Capes- Unifev, no primeiro semestre de 2014. Realiza a interação da criança com os objetos de conhecimento apresentados pelas práticas educativas, pois, com essa relação, o aluno pode transformar suas linguagens, aperfeiçoando seus hábitos com a intervenção das mediadoras do projeto. Apresenta na descrição metodológica, procedimentos como: as rodas de conversas, jogos pedagógicos, atividades teóricas e práticas, atividades com tintas e argila, entre outras. Observa e interpreta o grau dos conhecimentos assimilados pelos alunos, durante o processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, os alunos se mostraram interessados e curiosos em conhecer e entender, cada vez mais, sobre o assunto abordado, o que mostra ser um fator importante em seu meio. Produz, como resultados, um movimento positivo entre as crianças e as orientadoras do processo, estimulando os agentes do ambiente escolar, trabalhar com este e outros temas relacionados à identidade, à percepção e imaginação.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Referências
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a e Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. vol.1,2 ,3.
CUNHA, Suzana. Rangel. Vieira. (Org.). Cor, Som e Movimento: a expressão plástica musical e dramática da criança. 8. ed. atual. Porto Alegre: Mediação, 2011. (Cadernos Educação Infantil nº 17)