A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES RECREATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Danilo Antônio Tavares MENEZES
Valter Mariano dos SANTOS JUNIOR

Resumo

Recreação vem de recreio, para as crianças “hora de brincar”. Essas atividades podem ser fundamental no processo de formação do desenvolvimento e aprendizagem infantil. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa do brincar para crescer, precisa do jogo como estimulo de equilíbrio para o mundo. São justamente as regras que fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do habitual para sua idade. Os gestos lúdicos encontrados nas atividades recreativas permitem à criança a capacidade de se adaptar a novos desafios, aumentando sua integração física e social, melhora de valores éticos e morais, desbloqueando sua timidez, além de descobrir suas habilidades através da ludicidade, aumentando com isso sua capacidade mental de raciocínio. A recreação traz inúmeros benefícios, fazendo com que todos participem das atividades, sem melindre, além de permitir que haja aprendizagem com as pessoas que estejam envolvidas nas tarefas e desenvolve muitas habilidades como equilíbrio, propriocepção, confiança, , força, atenção, agilidade em tomar decisões e principalmente adquirir bons hábitos na convivência social que é de grande importância na fase infantil, já que ao criar as atividades é importante estar atento ao objetivo, respeitando cada etapa e interferindo quando necessário e ressaltando que as crianças façam observações e explorações para melhor descoberta privilegiando com isso a aprendizagem.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

Piaget J. A linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Moraes, 1973.

Ferreira V. Educação Física, Recreação, Jogos e Desportos. Rio de Janeiro. Sprint. 2003.

Barros CSG. Pontos da Psicologia do Desenvolvimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2005