DANÇA APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL I: VIVÊNCIAS PRÁTICAS NO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

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Daniel Henrique Pereira ALVES
Mariana Estevam GONÇALVES
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

A dança caracteriza-se por um acompanhamento musical, adaptada por movimentos e passos diante da atmosfera social presente no cotidiano das crianças. Tem por fundamento a utilização dos próprios corpos para trabalhar-se o ritmo, a noção espacial, respiração e a expressão artística. Além de possuir grande influência no desenvolvimento da flexibilidade, força, agilidade, equilíbrio, concentração, disciplina, postura e tonificação muscular. Por esses motivos, tornou-se uma modalidade reconhecida pela legislação brasileira e publicada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais, desde 1997). Assim o objetivo do presente relato foi demonstrar o conteúdo dança dentro das aulas de Educação Física atendida pelo projeto Pibid. Para tanto, participaram das aulas 100 (cem) escolares de 06 (seis) à 09 (nove) anos do Ensino Fundamental I de uma escola do Município de Votuporanga/SP. Foram desenvolvidas atividades rítmicas, em que o professor conduzia os movimentos juntamente com a música, onde por meio de coreografias explorava a capacidade individual de cada educando. De acordo com essa experiência, notou-se o quanto a parte lúdica pode contribuir para o aprendizado motor e imaginário das crianças, em um cenário de diversão que auxilia na coordenação motora (fator de grande enfoque nas aulas desta faixa etária). Além de possibilitar a junção de elementos beneficentes aos alunos como: autoestima e melhoramentos das relações afetivo-sociais. Portanto, revela-se a importância da aplicação da dança no conteúdo curricular da Educação Física, e assim auxiliar as crianças no desenvolvimento motor e criativo.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS